Bloqueio de contas digitais

O inesperado bloqueio do Facebook Ads em plena campanha de anúncios para lançamento de infoproduto.

Imagine a cena.

Em pleno lançamento de um infoproduto, com as campanhas de anúncios otimizadas no Facebook Ads, você, gestor de tráfego do projeto, e seu sócio, que é o expert ou especialista do assunto abordado nos cursos, pagam um boleto de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para investir nos anúncios pagos, para bombar no lançamento, sem medo de tomar bloqueio de cartão de crédito em plena execução das campanhas! Porém, de modo totalmente inesperado, o Facebook aplica uma restrição no seu perfil particular, bem como no seu gerenciador de anúncios, sob alegação de que sua conta não obedece aos termos da comunidade…

A situação torna-se ainda mais complicada já que você, o gestor de tráfego, era o único administrador das contas de anúncios desse lançamento, de modo que, com a restrição aplicada pelo Facebook, ninguém mais consegue operar aquelas contas!

É um desespero!

Bloqueio-facebook-ads

O suporte do Facebook que mais atrapalha do que ajuda em relação a bloqueios de contas de anúncios.

Você entra em contato com o suporte do Facebook, e aí você descobre o quanto é ruim o atendimento técnico dessa plataforma, parece que o time do Facebook é treinado para mais atrapalhar do que ajudar os empresários digitais.

O atendente, em um esforço de conter os ânimos, informa que seu caso foi passado para o setor competente do plataforma, por isso, o suporte precisa de 4 dias para analisar a sua conta!

Porém, passam-se 07 dias. Novo contato com o suporte do Facebook é feito, e nada. Passam-se 14 dias. O cronograma do lançamento do curso já foi todo bagunçado! Passam-se 21 dias, e nada! Você perdeu a data do lançamento! Foi um fiasco total!

O Facebook responde a você depois de 30 dias, informando que não tem como te ajudar, e que sua conta foi bloqueada porque não obedece aos termos de uso da plataforma, reiterando a mensagem inicial recebida no primeiro dia de bloqueio.

É um total desespero, parte 02!

contato-facebook

Do efeito em cascata do bloqueio do Facebook: outras contas, perfis e plataforma sendo atingidas indevidamente

Tentando viabilizar outras soluções, você cria uma outra conta para gerenciar anúncios no Facebook. Porém, em 5 dias com a nova conta, você toma um outro bloqueio. E tudo se repete!

Você inicia o contato com o suporte do Facebook. O mesmo filme visto anteriormente no bloqueio da primeira conta começa a repetir novamente com o atendimento do Facebook.

É um total desespero, parte 03.

faceb

Da retenção indevida do saldo ou dinheiro em conta pelo Facebook.

Os R$ 100.000,00 depositados na primeira conta também foram bloqueados. Ao solicitar o reembolso ou o estorno desses valores, o atendimento do Facebook, realmente treinado para dificultar as coisas, não devolve o dinheiro, mesmo você apresentando os formulários e documentos exigidos pela plataforma. É um atendimento desenvolvido para não chegar a lugar algum. Incrível!

Meu Deus! Que bagunça!

Parece que essa é uma historinha fictícia, ou pelo menos, deveria ser!

Infelizmente, não é! É a realidade de muitos gestores de tráfego e de empresários digitais!

A boa notícia é que podemos te ajudar a resolver isso!

Saiba como!

Existe solução jurídica rápida contra os bloqueios do Facebook

Poucos empresários digitais sabem que, como receptor dos serviços do Facebook, você é considerado um consumidor para fins legais (pelo menos, em regra). Isso quer dizer que o Código de Defesa do Consumidor _ CDC, e os direitos que ali são previstos, aplicam-se a você, ainda que seja um gestor de tráfego ou empresário digital (na maior parte das vezes).

Por isso, o Facebook não pode suspender um serviço unilateralmente sem obedecer às diretrizes do CDC. É necessário que, ao menos, haja um suporte eficiente que lhe esclareça qual a conduta exata que ensejou a punição, de modo que você consiga corrigir, readequar a sua conta ou até mesmo se defender!  Isso se chama, no direito, de individualização da conduta punida! Porém, não é o que acontece 99% dos casos de Facebook que encontramos, há nítido defeito de serviço no atendimento feito por essa plataforma digital. 

O Facebook e seus algoritmos automáticos, principalmente quando há mudanças de regras em relação aos anúncios pagos, procedem com muitos erros ao enquadrar contas de anúncios e administradores que são regulares, na tarja de irregulares! Além dos prejuízos materiais nas campanhas em andamento, o gestor de tráfego ou a empresa que administra aquelas contas de anúncios são inseridos, pela plataforma, em uma lista de restrição, que, em muitos casos, acarreta bloqueios sucessivos, mesmo em outras contas novas cridas, ou até mesmo em outra plataforma, como o Instagram, por exemplo. Geralmente, o ID, CPF, CNPJ, e-mail e IP conectada àquela conta bloqueada são rastreados e inseridos nesse controle do Facebook.

Ainda que os termos de uso da plataforma criem essas prerrogativas arbitrárias para o Facebook proceder com bloqueios, a transparência, eficiência e um serviço seguro são premissas que a plataforma tem que obedecer necessariamente, e garantir para os seus usuários e público, pois são regras indisponíveis determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Marco Civil da Internet.

Em outros termos, essa postura do Facebook, em muitos casos, configura violação de direito, quando bloqueia contas desse modo, sem se justificar, e garantir uma transparência para os usuários! É o famoso direito defesa que todos nós temos, que nos resguarda também nessa situação contra a plataforma.

Por isso, as contas e perfis profissionais do Facebook, geralmente de gestores de tráfego ou empresários digitais, podem ser recuperados, e suas funções normalizadas, e ainda, ser ressarcidos de danos morais, materiais e lucros cessantes pelo ato arbitrário da plataforma!

Legal né? Poucos empresários ou gestores de tráfego sabem dessa opção de solução! Muitos inclusive não acreditam que uma ação judicial bem elaborada contra o Facebook pode recuperar a sua conta e os prejuízos causados. Mas a verdade é que é possível sim recuperar contas bloqueadas pelo Facebook por meio dessas ações judiciais. 

Você sabia que nosso escritório possui um acervo considerável de ação com sucesso contra o Facebook, em todo o País? Já conseguimos recuperar muitas contas!

Não deixe de nos procurar para saber maiores detalhes, nos links abaixo informados!

Santhiago Teixeira Gonçalves Lopes

CEO da STL ADVOGADOS.

Escritório voltado 100% para o digital!

www.STLADVOGADOS.COM

(11) 998673254 (Whatsapp) / @santhiagoadvogado (Instagram) 

 

Tags:
bloqueio de contas digitais
contas de anúncios
Facebook Ads
infoproduto
suporte do Facebook