As campanhas de tráfego pago no Google e Facebook Ads são usadas por empresas para impulsionar seus produtos e serviços, além de serem o objeto de trabalho de profissionais e agências de marketing. Sabendo da importância dessas campanhas, receber um aviso de que a campanha foi suspensa indevidamente pode levar a grandes dores de cabeça para o empreendedor.
Por isso, na conversa de hoje explicaremos como se dá a suspensão de campanha e o consequente bloqueio do anúncio, o que fazer se a sua campanha foi suspensa indevidamente, o que diz a jurisprudência sobre esse tema, quais são os impactos do bloqueio de campanha e como o advogado especialista em recuperação judicial de contas pode resolver esse problema. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!
Minha campanha foi suspensa indevidamente: o que pode ter acontecido?
Tanto o Google quanto o Facebook possuem diversas políticas de anúncio e a violação de qualquer uma dessas políticas pode gerar o bloqueio do anúncio e a suspensão da conta. Além disso, atividades suspeitas como muitos acessos à conta de lugares distintos também podem ensejar uma suspensão de campanha.
No entanto, apesar de a maioria dos bloqueios de campanha serem motivados por inconformidade com as políticas da empresa, não é incomum que as alegações de violação das políticas de anúncio estejam equivocadas. Neste caso, sua conta foi suspensa indevidamente, isto é, de forma injusta, o que pode ensejar uma ação judicial por danos morais.
Na ação judicial, o Google ou o Facebook terão de apresentar provas da suposta conduta irregular. Caso não o façam, o juiz geralmente determina a reativação das campanhas e anúncios, sob pena de multa em caso de não cumprimento.
Quais são os impactos do bloqueio de campanha? O que diz a jurisprudência sobre o tema?
Se a sua campanha foi suspensa indevidamente, o primeiro e mais notável impacto é a impossibilidade de se comunicar com os clientes e anunciar seus produtos.
Tal impossibilidade já implica, por si só, em prejuízos à empresa. Contudo, é importante levar em consideração que tais campanhas frequentemente são pagas, o que eleva consideravelmente os danos materiais sofridos pela sua organização. Desta forma, fica evidente a possibilidade de processar o Facebook ou Google por danos materiais.
Além disso, a jurisprudência entende que a pessoa jurídica, embora não tenha honra subjetiva e não sofra abalos emocionais ou psíquicos, também sofre dano extrapatrimonial e tem direito à proteção de seu nome. Isto é, a pessoa jurídica tem direito ao respeito, à consideração e ao apreço social. Por possuir uma reputação, tais bloqueios podem ser interpretados como um ataque à honra objetiva da empresa, ensejando indenização por danos morais no processo contra o Facebook ou Google.
Também cabe ressaltar que o risco de dano (prejuízo econômico imediato) causado pela suspensão de campanha justifica a concessão de tutela de urgência, que resulta na obrigação imediata da plataforma em restabelecer as campanhas, sob pena de multa por dia de interrupção da campanha.
A concessão da tutela de urgência é determinada para impedir que a sua empresa sofra mais prejuízos por conta da suspensão indevida da campanha.
Minha campanha foi suspensa indevidamente: o que fazer?
Caso você tenha a sua conta de anúncios desativada, contate o suporte da plataforma e registre uma reclamação. É importante que você tire “prints” (capturas de tela) de todas as conversas com o suporte da plataforma. Também é relevante guardar quaisquer números de protocolo ou e-mails trocados com a equipe de suporte.
As chances de sucesso dessa tentativa inicial são muito baixas, porém ela é necessária para o próximo passo: tirar suas dúvidas com um advogado especialista em recuperação de contas. Munido de todos os prints, e-mails e demais materiais comprobatórios, este profissional irá ingressar com uma ação contra Facebook ou Google, solicitando a reativação imediata da sua campanha através de uma liminar e exigindo a reparação por danos morais e materiais sofridos pela sua empresa.
Minha campanha foi suspensa indevidamente: Como o advogado pode ajudar?
Tendo em vista a importância crescente das campanhas publicitárias para profissionais que utilizam essas plataformas como meio de trabalho, tirar suas dúvidas com um advogado deve ser feito o mais rápido possível.
Considerando todos os prejuízos a curto e longo prazo, o advogado também irá pleitear as indenizações por eventuais danos e lucros cessantes, garantindo assim que a sua empresa seja compensada pelo período em que as campanhas estiveram fora do ar.
Desta forma, tirar suas dúvidas com um escritório de advocacia que possui ampla expertise envolvendo a recuperação de redes sociais é essencial para resguardar os seus direitos.
Gostou de saber mais sobre a recuperação de campanha suspensa indevidamente? Lembre-se que o apoio jurídico é essencial nessas situações! Possui alguma pergunta sobre esse tema? Tire suas dúvidas com a STL Advocacia do Digital! Contamos com advogados especializados que poderão responder suas questões sobre esse tema!
A STL Advocacia do Digital é uma equipe formada por advogados com mais de 12 anos de experiência com o assessoramento jurídico para empresas. Possuímos vasta experiência e conhecimento no processo de recuperação de Instagram, Facebook e outras redes sociais, obtendo indenizações consideráveis para nossos clientes, além da recuperação das contas sem prejuízos aos dados e conteúdos nela existentes.
Temos atendimento full time, 7 dias na semana, sem burocracia, direto com a equipe de advogados do escritório. E ainda melhor, atuamos em todo o Brasil!
Confira o nosso blog e saiba tudo sobre esse e outros temas!
Mantenha-se informado e atualizado ao acompanhar nossas redes sociais:
Instagram | Facebook | Youtube |LinkedIn
Até a próxima!